NA JANELA AO LADO

Depois de assistir a um micro festival de rock aqui em Salvador, resolvi escrever sobre a performance pífia de uma das bandas. Comecei a minha crítica fazendo mea culpa, ao afirmar que sou um velho ranzinza. Gostaria de reiterar: eu sou ranzinza para caralho! Insuportavelmente ranzinza!

Entre as zilhões de coisas que me irritam, o senso comum aparece nas primeiras posições. Mais especificamente, a incapacidade de reflexão diante dos fatos e a mera reprodução de um discurso massificado. É importante distinguir um do outro, pois muitas vezes, após refletirmos, o nosso posicionamento coincide com o senso comum. Aí, já era. Não faz sentido também se tornar um rebelde sem causa, não é?

É de dar calafrio no espinhaço quando me deparo com pessoas que acreditam que Jorge Vercilo é MPB, Capital Inicial é Rock, a VEJA é séria e Diogo Mainardi, legitimador de verdades absolutas. No geral, são os mesmos que vivem me enchendo o saco com argumentos esfarrapados e sem consistência. E muitos ainda se acham revolucionários, messiânicos, quando são, na verdade, papagaios do mainstream às avessas.

Ainda recordo quando surgiu para o grande público, em 1993, a banda Planet Hemp, liderada por Marcelo D2, com o mega hit Legalize Já (Rafael / Marcelo D2). O refrão simboliza, para mim, a síntese da argumentação vazia e, por isso, tira esse velho ranzinza do sério. Diz assim:

Legalize já, legalize já
Porque uma erva natural não pode te prejudicar.

Como assim, não pode te prejudicar? Como assim?! Vá cagar no mato e se limpar com cansanção para ver se uma erva natural não te prejudica. Com certeza, vai deixar a bunda queimadinha e cheia de bolhas em função dos seus efeitos urticantes e vesiculantes.

Sinto minha pouca inteligência subestimada à enésima potência! É superficial demais. Chega a ser primário. Completamente compreensível se encontrado numa redação de aluno secundarista - repetente. Mas num texto de um adulto? Pelamordedeus!

Não desconheço os valores terapêuticos do THC (delta-9-tetrahidrocannabinol), a substância ativa da maconha. Na luta contra o mal de Alzheimer, por exemplo. Os pesquisadores do Instituto Scripps de Pesquisa, na Califórnia, concluíram que o THC pode ser mais eficaz na preservação do neurotransmissor acetilcolina do que medicamentos vendidos regularmente. Ou ainda para reduzir a pressão intra-ocular em pacientes com Glaucoma. Sei disso tudo.

Um amigo meu acredita de pé junto nos poderes milagrosos da ganja para curar gagueira!

Certa feita, houve um encontro aqui em casa para se tocar violão, comer petiscos e, principalmente, jogar conversa fora. Lá pelas tantas, quase todos nós a umas duas doses acima do normal, Zé (nome fictício para preservar a identidade do maconheiro) me consultou a respeito da possibilidade de “queimar unzinho”. Ponderei que não seria legal, pois minha irmã, com quem dividia o apartamento, não lidava bem com isso e já estava dormindo no quarto, cuja janela era semi-conjugada com a varanda da sala, onde estávamos. Sem se dar por rogado, contra argumentou:

- Man, a ma-ma-maconha curou minha ga-ga-ga-gagueira! Na na na mo-mo-moral, é te-te-terapêutico!

11 Response to "NA JANELA AO LADO"

  1. Paula Says:

    Adorei ter revisado o texto com um tempo de intervalo relativamente longo até a publicação: deu tempo de "esquecer" um pouco e ler aqui com o mesmo gosto. Ri tudo de novo.



    Morro de orgulho de você.

  2. Anônimo Says:

    Não me diga que essa é mais uma que vc aprontou com Kika!! Volto a repetir "coitada de Kika!!"
    PS: Pior que se deparar com pessoas que acreditam que Jorge Vercilo é MPB, é ouvir alguém defender que Vander Lee faz parte deste time...
    Glenda Rodrigues
    [anômima!! seu blog me odeia! mas eu leio mesmo assim![=P]]

  3. Anônimo Says:

    td mundo sabe quem esse Zé, hihihihi

    narrando com a cagueira, então... não resta dúvida.

    sempre bom te ver.

    beijo, gostosão

  4. Jessy Says:

    Na falta do que dizer, calei-me...

    hehehe..
    brincadeira! gostei do texto...
    ri com o final ... cura gagueira! vê se pode?!?!?! rs

    Beijo

  5. Anônimo Says:

    Que onda essa da gagueira. Me arranhei de rir. "Sinto minha pouca inteligência subestimada à enésima potência!" Quem n sente? Hug, professor!

  6. Anônimo Says:

    risos
    tenho que dizer que 'Zé' é bom de pragmatica... tinha mesmo que ser amigo seu. hehehe

    muito bom mesmo...
    se é terapêutico nao sei, mas que gruda o cheiro na pessoa gruda... e é imsuportavel. risos

    adorei

    Many

  7. Alexandre Beanes Says:

    o melhor não está no texto...rs...qdo o gago citado diz: "da próxima vez a gente marca em outro lugar!"...hahahhaha
    véio, texto simples, direto, com volteios menores (ultra-menores) e ainda muito bom.

  8. Multiethnic Says:

    Ah, cura a gagueira, sim... siga meu raciocínio: quando ele tá chapado, ele deve falar parecendo que está em slow motion. Demora tanto pra pronunciar as sílabas, que parece que completou palavras. Então, tem a impressão de que não está gago.
    Não, eu não fumei maconha pra escrever isso. Hehehe...

    PS: Professor, cada dia você escreve melhor. "Tá botano pálenhá!!" Sentimos sua falta em letras. Na penúltima aula de Cláudia, ela mais uma vez citou você e seu ham sandwich no horário do almoço, me deixando muito triste,............... pq eu estava com fome... hehehe... VAleu, Lubis, fui.

  9. lugutmann Says:

    1. Não tenho dúvida!
    2. Mande o nome da ONG. O Banco Real também tem um programa bem legal de destinação de pilhas (Papa pilha). Atualmente a grande maioria das pilhas já pode ser descartada em lixo doméstico. É só observar a indicação nas embalagens!
    3. Só soube disso agora??? rsrs

  10. Taisa Sganzerla Says:

    Na verdade, eu tenho mais agonia de quem vive proferindo injúrias aos ícones do senso comum Jorge Vercilo, Diogo Mainardi e Revista Veja. O senso comum agora é dizer que Jorge Vercilo é 'genérico de Djavan, a Veja é 'sensacionalista' e Diogo Mainardi é 'arrogante e destetável'. Já tá ficando cansativo também.

    Outro dia, num boteco da vida, um cara tentava convencer o resto da genialidade de Paulo Coelho, enquanto todos não acreditavam estar ouvindo tamanho absurdo. Sem dúvidas, era o cara mais interessante da mesa.


    PORÉM, ótimo texto!! adorei 'vá cagar no mato e se limpar com cansanção pra ver se não te prejudica' hehehehe. BOA!

    beijão!

  11. Alexandre Beanes Says:

    tá na hora de atualizar essa bagaça..hehehe