CHOQUE DE GERAÇÕES

A melhor coisa que Nelson Motta já fez, de longe, foi comer Marisa Monte. E olhe que ele já escreveu livros (Nova York é Aqui: Manhattan de Cabo a Rabo; Noites Tropicais: Solos, Improvisações e Memórias; Canto da Sereia), tem parcerias memoráveis com Lulu Santos (Zen-surfismo, aquela que diz “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, blá, blá, blá”...), além de ter idealizado e produzido as vovós dos Menudos: As Frenéticas.

Originalmente, elas eram garçonetes que, com suas roupas coladas no corpo e maquiagem carregada, trabalhavam na discoteca Frenetic Dancing Days, do próprio Motta. No meio da noite, elas subiam de surpresa ao palco, cantavam três ou quatro músicas e voltavam a servir. O sucesso foi tão grande que o sexteto, formado por Sandra, Regina, Leiloca, Lidoka, Nega Dudu e Edir, deixou o serviço de garçonete para trás e se dedicou somente ao espetáculo musical.

Em 1978, no auge do disco, as afilhadas de Nelson Motta emplacaram a música Dancing Days na novela homônima da Rede Globo. No ano seguinte, conseguiram a façanha de emplacar outra música de abertura em mais uma novela Global. Coincidentemente, esse folhetim televisivo é a minha primeira memória de programa não-infantil (Vila Sésamo, com Armando Bogus, Sonia Braga, Garibaldo e Gugu, e o Sítio do Pica-Pau Amarelo nunca saíram de minha lembrança... Ai, que medo da Cuca!). Eu amava a abertura de Feijão Maravilha e, segundo minha mãe, vivia cantarolando, mesmo aos 5 anos de idade, “Dez entre dez brasileiros preferem feijão...”.

Nunca fui um grande noveleiro. Diversas vezes me senti excluído de conversas por ser incapaz de opinar sobre a malfeitoria de fulano da novela das seis ou sobre o novo corte de cabelo da protagonista da última de Manoel Carlos. Por outro lado, rio das pessoas que, desdenhosamente, olham de soslaio para os noveleiros, como se assistir a novelas fosse um crime contra a cultura, afinal “isso é, na realidade, subcultura”, como ouvi certa feita em uma mesa no Pós – repleta de gente inteligente que só tem conversa inteligente, só conta piada inteligente, só tira foto inteligente, só come comida inteligente e só anda com gente inteligente. Esses mesmos que olham de canto de olho esquecem – ou simplesmente ignoram – que os romances românticos também eram publicados em estrutura de folhetim, capítulo a capítulo, podendo ter sua trama modificada de acordo com a reação do público. A essência continua a mesma, somente a mídia foi transferida das cordas vocais dos poucos alfabetizados que liam em voz alta – muitas vezes ainda no porto, assim que recebiam mais um capítulo – para as telas de LCD.

Meus amigos Cyro Serpa e Ronei Jorge e minha irmã, Kika, são os maiores noveleiros do mundo mundial. Kika e Ronei têm a mesma característica: lembram que ator interpretou o papel X na novela Y no ano tal. Impressionante. E se, por acaso, alguém menciona o nome de uma atriz e ninguém mais recorda quem ela é, prontamente eles, com a naturalidade de quem bebe um copo d’água, nos (lá ele profilático) enchem de referências: “na novela blá, blá, blá, ela era Cicraninha, casada com Sr. Fulano, interpretado por... como é nome dele mesmo? Aquele cara que em 1986 teve uma breve aparição na novela tal, em que a protagonista era atropelada por ele no capítulo vinte e oito... ah, o nome dele é Beltrano Silva, lembra?” Como assim “lembra?”, como assim?!

Já Cyro consegue não somente recordar das músicas de abertura como também dos temas de cada personagem. E pior: muitos desses temas ele toca no violão. Inacreditável. Não entendo por que eles não se associam e abrem uma consultoria para participantes de quizes. Ganhariam uma grana preparando esse povo.

São poucas as lembranças novelísticas que tenho. Quem matou Odete Roitman? Foi a pergunta que paralisou o país em 1988/89. Ainda parte da trama de Vale Tudo, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, Heleninha Roitman, uma bebum que vivia pendurada num copo de uísque, foi eternizada por Renata Sorrah. Em 1993, Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro, fomentou inflamadas discussões sobre as irmãs gêmeas – idênticas na aparência, mas opostas no comportamento – interpretadas de maneira magistral por Glória Pires.

Recentemente, percebi que as novelas têm as mais diversas funções, além de entreter os telespectadores ávidos por fatos humanos fictícios, porém verossímeis. Uma delas é fazer a clara distinção de gerações. Explico: a depender da referência que se faça a determinada novela, o seu ouvinte pode ou não compreender sua fala em função da idade que tem.

Vivenciei isso na minha aula de Inglês em Nível Intermediário da UFBA, que acontece às segundas, quartas e sextas, das 7:00 às 9:00. Na moral, uma quebra de raciocínio para propor uma reflexão: quem, em sã consciência, no perfeito funcionamento das funções mentais, opta por um horário de corno desse?! E são 43 alunos matriculados, com uma média de 36 por aula. Tem gente que mora a 150 km de Salvador e nunca se atrasa! PELAMORDEDEUS!!

Bem, voltando. Justamente nessa turma, no primeiríssimo dia de aula, durante a chamada, me deparo com uma daquelas piadas prontas, perfeitas para você ser agraciado com o Nobel da Piada...
- Paloooma.
- Preeeeesent!
- Paulo Josééé.
- Heeeeere, teacher.
- Raqueeel.
- It’s me.
- Ruuute.
(Silêncio)
- Tonho da Luuua.
(ah...... ah... ah... eh, eh... ah, eh)

Só meia dúzia de gatos pingados daquela sala infestada de calouros foi capaz de reconhecer a minha genialidade.

O melhor, entretanto, estava por vir após um mês das aulas iniciadas. Durante a chamada – sou do tipo que faz chamada, pois acredito que os alunos de universidade pública carregam a responsabilidade de os contribuintes pagarem para que eles possam usufruir desse privilégio –, percebi que Rute jamais tinha dado o ar da graça. Dirigi-me, então, a Raquel e, sorrindo, disse: “Poxa, Raquel, sua irmã gêmea nunca aparece!”... E ela respondeu: “É que eu faço o papel das duas, né, Lubisco?!”.


Texto revisado por Paula Berbert

19 Response to "CHOQUE DE GERAÇÕES"

  1. Multiethnic Says:

    HUAhauahauhauahuahuah........... Aiai, Lubisco, no dia em que você lançar um livro, serei a zerinha da fila pra comprar e autografar... Até agora estou aqui, rindo e cantarolando: "À noite vai ter lua cheia/tudo pode acontecer..." Muito massa esse texto...

  2. Alexandre Beanes Says:

    Genial! Lembrei de Top Model e Que Rei Sou Eu? Essas duas novelas marcaram época!!

  3. Alexandre Beanes Says:

    e os links estão cada vez melhores...começar com as frenéticas e terminar na sala de aula da ufba é fenomenal(lâmpada)!

  4. Anônimo Says:

    humm... preciso conhecer esse genio novelistico que é a sua irmã. risos
    no meu caso (Ruth e Raquel)é mais dificil... como vc mesmo diz que sou 'Varias Anas' vai ser complicado encontrar todas ao mesmo tempo, mas como sou compacta no tamanho (risos) to tentando unir todas numa linda embalagem que pode ser enviada para qualquer parte do país sem despesa de entrega pelo número 0000 0000. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    acho que to vendo muita propaganda de cd.

    beijos

  5. Paula Says:

    "Que Rei Sou Eu?" era massa, a essa eu assisti. Lembro que o sucesso foi tanto que, logo em seguida, a novela foi reprisada. Não teve isso?

    No mais, fico tão besta quanto você com a memória novelística de algumas pessoas. Eu não sei dizer o nome de nenhum personagem nem das que estão no ar. Aliás, quais estão no ar?

    Texto di fudê.

  6. Andrea Marques Says:

    PELAMORDEDEUS kkkkkkkkkkk Tô me embolando de rir!!!!
    Adorei esse, Lubis! Adorei!
    Bjs!!!!

  7. Unknown Says:

    fui ao salão outro dia e me senti um ET. o assunto só era novela (quem ia ficar com quem, quem era boa, quem era má...)

    engraçado que no começo do post vc falando das frenéticas, música tema das novelas, foto de glória e tal, achei que ia falar alguma coisa sobre a coincidência do mundo que é orlando morais ter músicas nas novelas em que sua mulher atua. me enganei. enfim...


    :)

  8. silvana Says:

    Meu marido precisa ler esse texto. Quando digo que gosto de tentar antecipar a lógica ou possibilidades do autor para as personagens, ele diz que é desculpa para assistir novela. Se argumentar que sou estudante de Letras, aí a discussão não acaba tão cedo! Mas, quanto ao seu questionamento do horário de aula X nº de alunos, a culpa é t-o-t-a-l-m-e-n-t-e SUA!(Texto em negrito, itálico e sublinhado) Aliás, você já fez uma estatística do seu número de alunos em relação às outras turmas? Talvez você encontre a resposta.
    Texto incrível, como todos os outros.
    Bjs

  9. renata Says:

    tonho da lua.............foi otimo, bjs

  10. Cris O Says:

    Uma de minhas novelas favoritas foi "A gata e..." acho que era o rato, nao tenho certeza. Era com minha xará Christiane Torloni e com Nuno Leal Maia. É isso mesmo? Chama Ronei, Cyro ou Kika, aí pra confirmar...Adorei o texto!

  11. Jessy Says:

    kkkkkkk........
    Adorei o texto!! Muito bom!!!
    Poxa, lembrar até a trilha sonora da novela é massa! Haja memória!
    ...
    Realmente, o horário de 07:00 às 09:00 não deveria existir... sei bem o que é ter aula nesse horário...
    Bem, eu faço parte daqueles que se atrasam, afinal morar no interior não é fácil... uahuahua...
    Se bem que Lauro de Freitas é suuuuuper perto do campus de Ondina! (1 hora apenas!) Nem é uma viagem, né?!?!
    Ah, e Raquel é fabulosa!! Faz o papel das duas... foi ótimo!! kkkk...

    Beijos

  12. Ivan Says:

    nem tudo está perdido!

  13. Anônimo Says:

    hei, a novela que sua amiga Cris está falando é "a gata comeu" assisti no vale a pena ver de novo. legal...

    xero criança.

  14. Denilo Santos Says:

    haushaushaush looooll, só tu mesmo né Lubisco!! Coitada da Rachel!
    Parabéns pelos textos são super-interessantes e mto bem feitos, quando o livro for ser lançado avisa com atecedência viu! heh
    Abraços!
    Fuizz...

  15. Anônimo Says:

    fazendo campanha pra vc atualizar...
    beijos

  16. Cris O Says:

    Oi querido,valeu pela visita la no Blog. O Livro curricular a que vc se referiu é por acaso O Casebre Isolado de Eric Fromm? Nao confundir com o Psicanalista alemao EriCH Fromm. Olha lá o que vai contar, hein? Esse é o melhor livro de todos os tempos!!!!

  17. Paula Says:

    Outubro vai passar em branco?

  18. Thaiane Machado Says:

    Lubis,
    preciso conhecer Cyro e sua irmã Kika...urgente!Acho que teríamos muito a conversar! hahahahahahaha...Adorei o post!
    Minha cara!
    Beijo grande...saudades!

  19. Taisa Sganzerla Says:

    Não entendi a piada da Rute hahahahaha
    guria total...